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Diretrizes para Autores

1. A Revista ELO aceita trabalhos nas seguintes modalidades:

1.1. ARTIGO: resultado de atividade de extensão universitária, podendo articular atividade de pesquisa de natureza empírica, experimental ou conceitual.

1.1.1. O artigo deverá ter entre 15 a 25 páginas escritas, incluindo os anexos e as referências, acrescidas de no máximo 5 ilustrações.

1.2. RELATO DE EXPERIÊNCIA: trabalhos que descrevem projetos ou programas de extensão universitária.

1.2.1. O relato deverá ter entre 5 a 8 páginas escritas, incluindo os anexos e as referências, acrescidas de no máximo 3 ilustrações.

1.3. RESENHAS: resenha crítica de publicação relacionada às áreas temáticas da Revista ELO, publicado nos últimos dois anos.

1.3.1. A resenha deverá ter entre 1 a 2 páginas escritas, incluindo os anexos e as referências, acrescidas apenas 1 ilustração.

1.4. INSTITUIÇÕES: descrição de instituições que desenvolvem extensão universitária, enfatizando as atividades extensionistas e/ou programas/projetos dessa natureza.

1.4.1. A modalidade Instituições deverá ter de 1 a 2 páginas escritas, incluindo os anexos e as referências, acrescidas apenas de 1 ilustração.

 

2. NORMAS PARA SUBMISSÃO DO MANUSCRITO

2.1. A Revista ELO publica somente trabalhos inéditos, originais e que não estejam em avaliação em nenhum outro periódico simultaneamente. Os autores devem declarar essas condições no processo de submissão, preenchendo o termo de responsabilidade conforme modelo (1). Caso seja identificada a publicação ou submissão simultânea em outro periódico o trabalho será desconsiderado.

2.2. Tamanho do papel: A4. As margens superior, inferior, esquerda e direita de 2,5 cm. Alinhamento do texto: justificado.fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5; espaçamento antes e depois de 0 pt. Conter necessariamente numeração de página no lado direito do rodapé.

2.3. À exceção da nota de referência dos autores, que deve ser de rodapé na primeira página do trabalho, todas as demais notas devem ser de fim de texto.

2.4. Título (nos idiomas Português, Inglês e Espanhol) deve ser conciso e informativo, deve estar centralizado, em negrito, sem caixa alta, com a primeira letra em maiúsculo. O título deve ter, no máximo, 150 caracteres com espaços.

2.5. Cada trabalho deve ter, no máximo, seis autores/as.

2.6. Autores/as: os nomes dos/as autores/as devem vir na linha imediatamente abaixo do título em português.

2.7. Os nomes devem ser seguidos de notas de fim de texto, em numeração arábica, com informação por extenso das respectivas instituições de vínculo. O/A autor/a para correspondência deve, ainda, informar o endereço completo, telefone e e-mail.

2.8. Quando o autor do artigo não for o responsável ou coordenador do projeto/programa de extensão que originou o mesmo, esse deverá listar o coordenador/a como co-autor/a do artigo. A informação sobre orientação deve ser mencionada na nota de fim de texto, após o nome da instituição de vínculo.

2.9. Resumo: as contribuições do tipo ‘Artigo’ e ‘Relato de experiência’ devem ser acompanhadas de resumo. Os resumos devem explicitar o objeto, objetivos, metodologia/procedimentos, principais resultados e conclusões. Cada resumo pode ter, no máximo, 1.000 caracteres com espaço e deve ser redigido em fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento 1,5.

2.9.1. O primeiro resumo, em Português, deve vir na linha imediatamente abaixo do nome dos/as autores/as.

2.10. Na sequência e separado por uma linha, deve vir o resumo em Inglês e logo abaixo, também separado por uma linha, o resumo em Espanhol. Cada resumo deve ser acompanhado de suas respectivas palavras-chave (mínimo de 3 e máximo de 5 no idioma do resumo), redigidas em fonte Times New Roman, tamanho 10, espaçamento 1,5. Todas devem ser iniciadas com letra maiúscula e separadas entre si por ponto.

2.10.1. Os resumos, em inglês e espanhol, devem ser a versão exata do texto do resumo e devem obedecer às mesmas especificações para a versão em português, seguidos da tradução exata das Palavras-Chave.

2.11. Área temática: Após as palavras-chave do resumo em Português, deverão ser informadas, pelo menos, 1 áreas temáticas na qual o trabalho está inserido ou com a qual o trabalho tem relação, conforme lista 1.

2.12. Exemplo da apresentação do texto a ser submetido (modelo 2)

3. Corpo do texto

3.1. O corpo do manuscrito deve ser digitado em fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, recuo da primeira linha no parágrafo de 1,25, espaçamento entre linhas 1,5; espaçamento antes e depois de 0pt.

3.2. O corpo do ARTIGO e de RELATO DE EXPERIÊNCIA deverão conter: Título em Português,  Resumo em Português, palavras chaves em Português, área temática em Português; Título em inglês, Resumo em Inglês, palavras chaves em Inglês; Título em Espanhol, Resumo em Espanhol, palavras chaves em Espanhol; introdução; objetivos; metodologia; resultados e discussão; conclusões e referências. 

3.3. Os subtítulos devem estar com apenas a primeira letra em maiúsculos e sem recuo, sem caixa alta e em negrito.

3.4. As citações diretas com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, digitadas em corpo 10 e sem as aspas.

4. Ilustrações:

4.1.As ilustrações podem ser tipo: Figura, Tabela ou Quadro, etc.

4.2. O número de ilustrações deve seguir o especificado no item 1.

4.3. As ilustrações devem ser em preto e branco. As fotos devem ser de boa resolução. No caso de gráficos, devem-se usar pontilhados, quadriculados, ou outro tipo de preenchimento em substituição de cores.

4.4. As ilustrações devem aparecer após sua citação no texto, numeradas com algarismos arábicos.

4.5. Figuras referem-se a gráficos, desenhos, mapas, fotos, esquemas, fórmulas e outras. Tabelas são informações tratadas estatisticamente; Quadros apresentam informações textuais agrupadas em colunas.

4.6. A legenda das Figuras deve ser breve e clara dispensando consulta ao texto.

4.7. A legenda deve ser localizada abaixo de cada Figura, precedida da palavra designativa e o número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos. (Figura 1: foto disso; Figura 2: gráfico daquilo; Figura 3: mapa daquilo outro).

4.8. Nas Tabelas e nos Quadros o título é posicionado acima do quadro ou da tabela, precedido da palavra designativa e o número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos. (Tabela 1: título; Quadro 2: título). A fonte deve ser colocada depois (abaixo) do quadro ou tabela.

4.9. As tabelas e quadros devem ser elaboradas no mesmo editor de texto utilizado para digitação do manuscrito.

 

5. Fontes de financiamento

5.1. Os/As autores devem declarar todas as fontes de financiamento ou suporte, institucional ou privado, para a realização do projeto/estudo.

5.2. Quando as atividades/estudo tiverem sido realizadas sem recursos financeiros institucionais e/ou privados, os/as autores/as devem declarar que a atividade/pesquisa não recebeu financiamento para a sua realização.

 

6. Agradecimentos

Os/As autores/as poderão mencionar ao final do manuscrito e antes das referências bibliográficas instituições que de alguma forma possibilitaram a realização da atividade/pesquisa e/ou pessoas que colaboraram com o projeto/estudo, mas que não preencheram os critérios para serem co-autores. O texto deve ter, no máximo, 500 caracteres com espaço.

 

7. Referências:

As referências, no corpo do texto, devem ser apresentadas no sistema autor-data, de acordo com a NBR-10520 da ABNT.

As referências citadas no texto deverão ser listadas ao final do artigo em ordem alfabética e deverão seguir as normas da NBR-6023 da ABNT. Nas referências, os destaques devem ser em itálico.

 

8. Envio dos manuscritos:

8.1. Os artigos devem ser enviados eletronicamente por meio eletrônico

www.elo.ufv.br

8.2. O arquivo com o texto do artigo deve estar nos formatos DOC (Microsoft Word), RTF.

(RichTextFormat) ou ODT (Open DocumentText) e não deve ultrapassar 1 MB.

 

9. Fases de avaliação:

9.1. Uma fez submetido o manuscrito à Revista ELO, inicialmente ele é avaliado quanto à adequação às modalidades de publicação da revista, conforme item 1 (parecer formal).

9.2. Estando de acordo com as modalidades, o manuscrito é avaliado quando à forma (para não haver atrasos na tramitação do trabalho, sugerimos a leitura atenta e a rigorosa observação das instruções quanto à submissão dos manuscritos).

9.3. Após a avaliação quanto à forma, o manuscrito é submetido à avaliação de mérito. Cada manuscrito é avaliado por, no mínimo, dois/duas pareceristas.

9.4. Os pareceres emitidos pelos/as avaliadores são compatibilizados pelo corpo editorial da Revista e o resultado da avaliação (aceito sem modificações, aceito com sugestões de modificações, rejeitado com sugestões de ressubmissão ou rejeitado) é enviado aos/às autores/as.

9.5. Uma vez aprovado o manuscrito para publicação, os/as autores/as deverão enviar documento autorizando a transferência de direitos autorais à Revista ELO - Diálogos em Extensão, conforme modelo (3).

 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

 A. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho  simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permite o  compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta  revista.

B. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para  distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar  em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e  publicação inicial nesta revista.

 

 

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.